Oporto Loft | The Nest

Oporto Loft | The Nest

O Ninho é uma recuperação interior de um espaço inicialmente concebido para Estúdio ou Atelier. Desde a sua génese [1959-1963], este espaço foi utilizado como estudio fotográfico, sala de ensaio, e outros…

O programa era compatibilizar um espaço de trabalho, o “hoffice”, uma pequena oficina de artesanato, e uma sala de meditação, yoga e massagem, capaz de desenvolver uma relação indívisivel com o espaço de segunda habitação [alcova e cozinha], num espaço com pouco mais de 60.0 m2.

A abordagem ao projecto e construção foi desenvolvida maioritariamente em regime de auto-construção. Guiados pelo entusiasmo de explorar e suplantar os desafios de uma renovação, desenvolvemos uma ideia de apropriação do espaço, que conservasse uma leitura da pré-existência, capaz de dialogar pacificamente com a luminusidade da madeira e o cromatismo da cortiça.

O objectivo foi aprender, pondo em prática uma concepção sustentável da arquitectura na construção, utilizando matérias primas naturais, sobretudo madeira e cortiça,  que de uma forma articulada mas também algo primária, desenvolvessem um espaço vivencial acolhedor, sereno e aberto, dentro do espaço arquitectónico agora renovado.

O projecto Ninho aconteceu no seio de um grande amor, repleto de cumplicidade, dedicação e companheirismo, é uma obra de co-autoria, de dois eternos companheiros que agora se arquitetam em outros destinos. Por tudo sou eternamente grato a ti, Alexandra.

 

Créditos

Arquitetura:

Ricardo Dias Pinto hoffice | Property Advisors

Colaboração de Alexandra Pimentel Teixeira

 

Construção:

Ricardo Dias Pinto, Alexandra Pimentel Teixeira e Rui Ferreira

Colaboração de Paulo Pinto, Vítor Castro, Rui Pinto e Bárbara Ferreira

 

Fotografia:

Filipe Brandão www.flickr.com/photos/mustha

 

Materiais e Empresas envolvidas:

Irmãos Craveiro, Lda http://irmaoscraveiro.com.pt/pt

JPS Cork http://www.jpscorkgroup.com/

Biofa http://www.biofa.pt/

Monteiros http://www.monteiros.pt/

 

hoffice Oporto Loft 001 hoffice Oporto Loft 002 hoffice Oporto Loft 003 hoffice Oporto Loft 004 hoffice Oporto Loft 006 hoffice Oporto Loft 007 hoffice Oporto Loft 008 hoffice Oporto Loft 009 hoffice Oporto Loft 010 hoffice Oporto Loft 011 hoffice Oporto Loft 012 hoffice Oporto Loft 013 hoffice Oporto Loft 014
hoffice Oporto Loft 016 hoffice Oporto Loft 017 hoffice Oporto Loft 018 hoffice Oporto Loft 019 hoffice Oporto Loft 020 hoffice Oporto Loft 021 hoffice Oporto Loft 022 hoffice Oporto Loft 023 hoffice Oporto Loft 024

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s