Guia Portugal Contemporâneo

O Turismo de Portugal disponibiliza o Guia Portugal Contemporâneo, onde se destacam quatro áreas relacionadas com a contemporaneidade e a inovação em Portugal – Arquitectura, Arte Contemporânea, Design e Eventos.

Neste Guia on line está disponível uma selecção criteriosa e fundamentada, com mais de 160 recursos e eventos, distribuídos por todo o país e suscetíveis de fruição turística.

Com este Guia pretende-se proporcionar novas propostas de (re)descoberta de Portugal que facilitem a formatação de programas, conteúdos e serviços turísticos capazes de captar novos e mais públicos. Para esse efeito, o site facilita pesquisas quer territoriais, quer temáticas.

O desenvolvimento do projecto é fruto de parcerias estabelecidas com a Ordem dos Arquitectos, a Secção Portuguesa da Associação Internacional dos Críticos de Arte, o MUDE, Museu do Design e da Moda e as sete agências regionais de promoção turística.

Na temática da Arquitectura, a Ordem dos Arquitectos convidou Pedro Campos Costa que elegeu 40 locais de diversas tipologias que demonstram a vitalidade da arquitetura portuguesa que pode ser encontrada em todo o território de Portugal Continental e ilhas – espaços públicos e privados, de diferentes usos mas passíveis de intensas vivências.

Na Arte Contemporânea, a Secção Portuguesa da Associação Internacional dos Críticos de Arte incumbiu Rui Mário Gonçalves de seleccionar alguns dos principais espaços (33 museus, galerias, centros de arte) que proporcionam a descoberta da arte portuguesa com a sua individualidade, cosmopolitismo e subtileza.

A selecção para a temática do Design é assegurada por Bárbara Coutinho, diretora do MUDE, Museu do Design e da Moda, colocando o seu enfoque nos interiores de 43 espaços de várias tipologias (lojas, cafés, museus, etc) que, agora e sempre, são símbolos de contemporaneidade e fruição única.

Quanto aos Eventos, são destacados 33 que, de forma regular, trazem às regiões as novas tendências nacionais e internacionais no Cinema, Dança, Fotografia, Música, Teatro e nas várias Artes em Cruzamento. Um calendário de eventos, não exaustivo, que se revela um complemento da visita turística, fruto de um significativo investimento numa programação turístico-cultural diversificada e apelativa.

O Guia Portugal Contemporâneo encontra-se disponível em http://guiastecnicos.turismodeportugal.pt/pt/contemporaneo, prevendo-se para breve a disponibilização da versão em inglês.

Fonte OA

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s