Euro area production in construction | January 2013

A produção no setor da construção recuou 8% na União Europeia em janeiro, em comparação com igual mês de 2012, tendo Portugal registado uma queda de 20,2%, a segunda maior entre os Estados-membros, indicou hoje o Eurostat.

Na Zona Euro, a produção na construção caiu 7,3% no mesmo período, de acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), depois de, em dezembro, ter registado uma quebra homóloga de 4,6%.

Em janeiro, a produção na construção recuou em todos os Estados-membros, com as maiores quedas homólogas a pertencerem à Eslovénia (22,1%), a Portugal (20,2%) e à Polónia (17,3%).

O recuo homólogo registado em Portugal é o maior desde agosto de 2012.

Na comparação mensal, isto é, janeiro em relação a dezembro de 2012, a produção na construção baixou 1,4% na zona euro e caiu 1,3% entre os 27 Estados-membros.

Em dezembro de 2012, a produção na construção havia aumentado 0,3% na zona euro e recuado 0,6% na UE.

Entre os Estados-membros, as maiores quedas mensais pertenceram à Eslovénia (7,4%), à Suécia (5,1%) e à República Checa (4,4%), enquanto as subidas foram lideradas pela Polónia (5,3%), pela Bulgária (3,7%), pela Alemanha (3%) e por Portugal (1,2%).

Portugal manteve, assim, a tendência de crescimento em cadeia iniciada em dezembro de 2012, quando o indicador inverteu a tendência de vários meses e passou para terreno positivo, tendo registado uma subida de 1%.

PDF

Fonte Eurostat | OJE

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s