Concurso Público Internacional de Ideias

marvão

Fazer acontecer a Regeneração Urbana – Portalegre, Marvão e Sousel

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal no âmbito do projeto “FAZER A ACONTECER A REGENERAÇÃO URBANA” lançou, em parceria com as autarquias de Portalegre, Marvão e Sousel, com o apoio do NERPOR – AE – Associação Empresarial da Região de Portalegre, uma iniciativa orientada para a recolha de ideias, capazes de promoverem a preservação do património e da memória de zonas de regeneração previamente selecionadas nestas três autarquias – Um Concurso Público Internacional de Ideias.

Simultaneamente, pretende-se impulsionar a revitalização da atividade económica, que numa perspetiva de promover a contemporaneidade, a diferenciação, a inovação, e considerando a identidade de cada local, permita criar novas dinâmicas nas áreas de intervenção de Portalegre, Marvão e Sousel.

Esta iniciativa de cooperação conta com o apoio do programa COMPETE/SIAC e a participação ativa, para além dos municípios e das populações, dos proprietários e potenciais investidores locais, numa aposta na Regeneração Urbana como uma oportunidade de investimento multidisciplinar, no quadro de uma estratégia coerente, racional e sustentável para a definição de um Plano de Regeneração Urbana para as três áreas de intervenção.

Clique aqui para aceder aos documentos do Concurso

sousel

Propostas até dia 4 de Março de 2013

As propostas a apresentar deverão abranger as áreas de intervenção de Portalegre, Marvão e Sousel, e sugerir temas e ideias capazes de promover a preservação e valorização do património material e imaterial, sem descurar o caráter particular de cada uma das áreas de intervenção.

As ideias a apresentar devem preconizar a implementação de um conjunto de medidas que efetivamente concretizem a regeneração urbana dos espaços em referência.

Estas devem-se expressar de forma global e num contexto de promoção das mais-valias pré-existentes em cada zona, onde a dinamização económico-social da cidade e das vilas que integram o presente concurso, e que fazem parte da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, representem um papel preponderante nas vivências das populações locais.

Portalegre

Concorrentes

Este é um concurso internacional e por isso os concorrentes também podem ser cidadãos estrangeiros.

Poderão organizar-se individualmente ou formar equipas multidisciplinares (urbanismo, arquitetura, paisagismo, gestão, design, engenharia, comunicação, etc.) tendo como obrigatoriedade a presença de um arquiteto coordenador, inscrito na Ordem dos Arquitetos.

Fonte NERPOR

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s