O meu quarto não tem paredes

18 MAI – 30 SET 2012 – SALA DO SERVIÇO EDUCATIVO DO MUSEU

EXPOSIÇÃO DO PROJETO COM ESCOLAS
Inauguração dia 18 Maio, a partir das 10h00. Entrada livre.

Em 2010-2011, o Projeto com Escolas debruçou-se sobre a cidade, propondo um conjunto de atividades que permitiram explorar questões de sustentabilidade, cidadania e intervenção.
Este ano, abandonou-se o espaço público. Caíram as paredes dos prédios e ficaram expostos os seus interiores, as intimidades, os sonhos, os segredos, as identidades de quem os habita. A cidade adquire a condição de cidade aberta. Enquanto ser social e sujeito, o homem faz, vive, transforma e reproduz o espaço urbano. Mas haverá lugar neste sistema de estruturas cada vez mais complexas para a expressão da individualidade criativa e feliz?

O projeto com escolas, intitulado “Quarto: Lugar de abrigo, identidade e evasão”, desenvolvido por escolas do pré-escolar ao ensino secundário em parceria com o Serviço Educativo da Fundação de Serralves, propõe uma aproximação ao universo do indivíduo, através do espaço mais íntimo da casa: o quarto. Essa aproximação obriga ao movimento do corpo, a um olhar atento, com tempo, de cada uma das maquetas que se apresentam. O visitante terá de se deslocar, de se esforçar para observar os detalhes da intimidade do outro: do vizinho de cima, do vizinho debaixo ou do prédio ao lado.

Fonte Fundação de Serralves

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s