C+C+W 2012 | conferência . colóquio . workshop

Conferência

16 de Abril de 2012, 18h30m – Auditório Fernando Távora, FAUP. Entrada livre. Txatxo Sabater, ” Nuevos descriptores, nuevos operadores proyectuales”.

Colóquio

18 de Abril de 2012, 14h30m – Auditório Fernando Távora, FAUP. Entrada livre.

Workshop

16 a 20 de Abril de 2012 – FAUP. Alunos de Projecto 3, com a orientação de todos os docentes da Unidade Curricular.

Apresentação

O grupo de investigação Atlas da Casa do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto organiza a terceira edição do evento C+C+W que congrega uma conferência, um colóquio e um workshop sob a temática da Casa e do Habitar. Nesta edição contamos com a participação de Txatxo Sabater (UPC, departament de Composició Arquitectónica – Escola d’Arquitectura del Vallés – Sant Cugat), de Ivan Rincón Borrego (E.T.S. de Arquitectura da Universidade de Valladolid) e de Fátima Sales (Escola Superior Artística do Porto /CEAA).

Organização

Luís Soares Carneiro, Marco Ginoulhiac, Marta Cruz. O colóquio é organizado em colaboração com o Grupo de Investigação de Teoria, Crítica e História da Arquitectura do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) – Escola Superior Artística do Porto.

Colóquio – Call for Papers

Introdução

A temática da Casa e do Habitar define-se pela sobreposição de conceitos fundamentais como Espaço, Arquitectura, Cultura Material, Habitar e Projecto, que servem de chave comum para o cruzamento de saberes em diferentes campos disciplinares. Esta sobreposição tem por base o princípio de que o contorno de um tema de investigação é definido mais pelas narrativas que se convocam do que por um rígido espartilho entre áreas de conhecimento estanques.

A habitação surge assim como terreno primordial de encontro de disciplinas que, de acordo com a sua identidade, traduzem conhecimentos indispensáveis para o aprofundamento dos temas em seu redor.

Tendo como ponto de ancoragem e de referenciação a disciplina da arquitectura, o âmbito de aplicação final desta temática de investigação é o do Projecto de Arquitectura, nomeadamente o projecto da casa e dos sistemas habitacionais plurifamiliares e colectivos correlacionados com a produção industrial e com a concepção tecnológica.

Pretende-se, assim, acolher e articular investigação proveniente de áreas como a Antropologia e a Sociologia, a História, os Cultural Studies, a Arte e o domínio das imagens, a Filosofia e a Comunicação.

O colóquio integrado no C+C+W dirige-se aos estudantes do Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) da FAUP. As comunicações apresentadas serão atribuidoras de créditos no âmbito da sua formação e curricula.

As propostas de comunicação deverão ter, no máximo, 500 palavras e estarão sujeitas a apreciação anónima pelo conselho científico da revista Resdomus. Serão seleccionadas 4 ou 5 propostas tendo em conta a sua relevância no âmbito da temática definida para o colóquio.

As propostas de comunicação seleccionadas serão apresentadas no Colóquio e deverão ter a duração máxima de 20 minutos, terminando a sessão com uma Mesa Redonda.

Deverão dar ainda origem a um artigo completo, elaborado de acordo com as normas próprias da Resdomus (consultáveis em http://www.resdomus.blogspot.com).

Organização do Colóquio

Luís Soares Carneiro (CEAU/FAUP), Marco Ginoulhiac (CEAU/FAUP), Marta Cruz (CEAU), Maria Helena Maia (CEAA/ESAP)

Mesa do colóquio

Fátima Sales (ESAP/CEAA)

Ivan Rincón Borrego (E.T.S. de Arquitectura da Universidade de Valladolid)

Txatxo Sabater (UPC, Departament de Composició Arquitectónica – Escola d’Arquitectura del Vallés – Sant Cugat)

Rui Ramos (FAUP – Atlas da Casa – Centro de Estudos de Arquitectura e urbanismo)

Calendário

20 de Fevereiro de 2012: limite para envio de propostas para resdomus.journal@gmail.com

5 de Março de 2012: comunicação aos autores da aceitação das propostas

13 de Abril de 2012: limite para envio do artigo completo

18 de Abril de 2012: colóquio

Publicação

Os artigos completos serão publicados na Resdomus, plataforma editorial online de cruzamento e de divulgação de diferentes linhas de investigação em redor dos temas da casa, do habitar e do projecto arquitectónico realizadas no Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) da FAUP e no grupo de investigação FCT Atlas da Casa (CEAU).

A Resdomus é uma publicação sujeita a peer review.

Contacto e informações

C+C+W, Atlas da Casa, CEAU

Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Rua do Gólgota, 215, 4150-755 Porto

c+c+w@arq.up.pt | www.arq.up.pt | www.resdomus.blogspot.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s