European Green City Index | Porto

A cidade do Porto é considerada a 12ª cidade mais “verde” da Europa, de um total de 31 analisadas no European Green City Index (EGCI). O estudo conduzido pelo /Economist Intelligence Unit/ (EIU) analisa a sustentabilidade ambiental nas áreas de energia, CO2, edifícios, transportes, resíduos e utilização de solo, água, qualidade do ar e governance ambiental.

O Porto foi ainda considerado a melhor cidade na categoria Edifícios e a 7ª na categoria Energia. Este desempenho deve-se à implementação dos regulamentos em vigor, que tem conduzido a um menor consumo de energia dos edifícios residenciais.

Os edifícios residenciais da cidade consomem 642 megajoules por metro quadrado, quando a média nas restantes 30 cidades é de 900 megajoules por metro quadrado. A cidade também recebeu notas altas no que respeita a regulamentos de eficiência energética para edifícios novos, auditorias de sistemas de aquecimento e de ar condicionado, emissão de certificados de desempenho energético, incentivos para a alteração de sistemas obsoletos e informação sobre eficiência energética para lares e empresas.

Em termos de qualidade do ar, o desempenho da cidade é relativamente bom (8ª posição), com resultados bem melhores que a média registada no EGCI. No que respeita às emissões de CO2 (14ª posição), há a registar a ambiciosa meta estabelecida pela autarquia local de reduzir as emissões da cidade em 45 por cento até 2020.

Nas restantes categorias, o Porto ocupa lugares a meio do Índice. Os maiores desafios situam-se ao nível das categorias “Transportes” (29ª posição) e “Resíduos e Ordenamento” (21ª posição).

Fonte Ambiente Online

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s