Microgeração e energia de rede

Foi publicada na última semana, no Boletim Oficial do Estado espanhol um decreto-lei que regula a ligação de instalações de produção de energia de baixa potência à rede nacional, uma alteração que envolve as placas fotovoltaicas ou as mini-turbinas eólicas e que está a despertar grande interesse no país.

De acordo com o diário El Pais, esta nova norma estende uma série de facilidades, já ao dispor das placas fotovoltaicas, a sistemas alternativos como os eólicos e de cogeração. Em concreto, de acordo com o diário, a regulamentação aplica-se a instalações de potência não superior a 100 kW. A norma instaura um novo procedimento abreviado quer em termos de requisitos aos investidores quer nos prazos para as eléctricas responderem à solicitação de ligação à rede. Especialistas contactados pelo diário revelam que dentro de aproximadamente três anos, será mais rentável e vantajoso consumir a energia renovável que se produz que pagar a energia consumida da rede.

Segundo dados do Instituto espanhol para a Diversificação e Poupança de Energia, o Plano de Energias Renováveis a implementar até 2020 prevê que o custo das instalações de fotovoltaicas nos telhados passará de 2,89€/W em 2010 a 1,32€/W em 2020, considerando uma baixa drástica do preço do silício que chegava a atingir 450 euros em 2008 e se pode comprar por 20 euros actualmente. Jaume Margarit, director para as Energias Renováveis daquele instituto adiantou que são valores a considerar tendo em conta o inevitável aumento do preço das tarifas eléctricas, o que deverá acelerar a implementação deste tipo de soluções.

Fonte Construir

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s