Construction output in euro area | Setembro 2011

A actividade da construção deteriorou-se 5,1% em Setembro face a Agosto, mês em que a construção crescera 8% face ao mês anterior, revela o comunicado do Eurostat. Este foi o segundo pior desempenho da Europa a 27, onde só França registou uma maior deterioração da actividade de construção, que decresceu 5,8%.

Na Zona Euro, o cenário também foi sombrio em Setembro face ao mês anterior com a construção a contrair 1,3% após ter declinado 0,4% em Agosto. Para o conjunto de 27 países da União Europeia o recuo foi de 1,0%, em Setembro, após uma queda de 0,3% nos mês anterior.

Em termos homólogos, a actividade de construção em Portugal caiu 10% no mês de Setembro e contrariou a tendência da zona euro. No conjunto de 17 países que pertence à moeda única, a actividade progrediu 0,3% e, na Europa a 27 a actividade de construção permaneceu inalterada.

A evolução da construção em Portugal foi a terceira mais débil da União Europeia nos 12 meses que terminaram em Setembro, enquanto a Eslovénia registou uma quebra de 17,0% e a Bulgária caiu 11,5% no mesmo período.

Quem se destacou pela positiva foi a Polónia, onde construção evoluiu positivamente em 17,1%, a Suécia, onde o progresso foi de 6,3% e a Holanda, onde a actividade de construção aumentou 5,2%, diz o Eurostat.

PDF

Fonte Eurostat | JdN

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s