Taxas de juro na habitação

Em Agosto, o juro médio nos empréstimos da casa atingiu os 5,10%, um valor bastante acima dos 3,64% verificamos no mesmo período do ano passado. Contas feitas e, num empréstimo de 100 mil euros a 30 anos, a diferença atinge os 86 euros.

É mesmo preciso recuar até Dezembro de 2008 para encontrar uma taxa mais elevada. Nessa altura, a taxa Euribor estava em máximos, depois da falência do Lehman Brothers e após a acção concertada dos Banco Centrais das principais economias mundiais, que contribuíram para que as taxas Euribor iniciassem um ciclo de descida até abaixo dos 1%. Em Abril de 2010 o ciclo inverteu-se e, desde então, os juros têm vindo a subir e, consequentemente, a prestação da casa.

Mas se, por um lado, em 2008 estava-se perante um cenário em que as taxas interbancárias (Euribor) estavam em máximos históricos e os spreads cobrados pela banca eram baixos, actualmente a situação inverteu-se. Apesar das taxas Euribor estarem a subir, continuam ainda baixas. Já o mesmo não se pode dizer dos spreads.

Com as dificuldades de acesso ao financiamento, a crise da dívida soberana, a redução da nota dos bancos (rating) e ajuda a Portugal, por parte da troika, os bancos passaram não só a ser mais restritivos na concessão de crédito como estão a cobrar spreads mais elevados. Os spreads de 0,29% deram agora lugar a valores que, em média, superam os 3%, havendo mesmo instituições cujos spreads aproximam-se dos 7%.

As perspectivas apontam para que a tendência se mantenha. No último inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito, as próprias instituições financeiras inquiridas admitiram continuar uma política de restrição de concessão de crédito que deverá passar por um aumento dos spreads praticados nos novos empréstimos.

Fonte DV

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s