Consumo de Energia no Sector Doméstico | 2010

Em Portugal assistiu-se a uma alteração dos hábitos de consumo de energia nas habitações nos últimos 15 anos, de acordo com os resultados preliminares do Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico realizado em 2010.

O consumo total de energia foi de 5 762 899 tep em 2010, sendo de salientar que o consumo de energia nos veículos utilizados no transporte individual dos residentes no alojamento representava 51% do total, tendo-se verificado pela 1ª vez que este valor foi superior ao consumo de energia no alojamento.

O consumo global de energia por alojamento foi de 1,47 tep, incluindo o consumo nos transportes. A Electricidade assume-se como a principal fonte de energia (44%), sendo de destacar a perda da importância relativa da Lenha, face à última edição deste inquérito, realizada em 1996, de 42% para 24%.

A utilização de energia na Cozinha continua a ter o maior peso, cerca de 37%, face aos outros tipos de utilização no alojamento. O consumo de fontes de energia renováveis (Carvão, Lenha e energia Solar térmica) no sector doméstico representa cerca de 25% do consumo total de energia nos alojamentos em 2010, sendo a contribuição da Lenha o factor mais relevante.

PDF

Fonte INE

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s