Inquérito de Conjuntura ao Investimento | 1.º Semestre de 2011

De acordo com as intenções manifestadas pelas empresas no Inquérito ao Investimento de Abril de 2011 (com período de inquirição entre 1 de Abril e 29 de Junho de 2011), o investimento empresarial deverá apresentar um decréscimo de 7,7% em 2011 em termos nominais.

Este inquérito aponta para que tenha ocorrido uma redução de 5,4% do investimento em 2010. Estes valores representam revisões de -4,0 p.p. para 2011 e de -0,8 p.p. para 2010, face às expectativas reveladas no inquérito anterior.

Entre os objectivos do investimento, perspectiva-se que, de 2010 para 2011, se tenha verificado um aumento do peso relativo apenas nos investimentos associados à substituição e à extensão da capacidade de produção.

Como principal factor limitativo do investimento empresarial identificado pelas empresas inquiridas, nos dois anos analisados, destaca-se a deterioração das perspectivas de venda, seguindo-se a incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos. Este último factor assume menor importância em 2011 comparativamente com o observado em 2010, compensado sobretudo pelo aumento da percentagem de empresas que refere dificuldades em obter crédito bancário.

PDF

Fonte INE

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s