Mercado habitacional recupera

Os fogos novos e usados estão a valorizar em relação a 2009. O mercado de habitação usada valorizou 1,7% em termos homólogos, ao passo que os fogos novos valorizaram 0,7%, revelam os dados do Índice Confidencial Imobiliário (ICI), relativos a Fevereiro.

“A performance do mercado continua positiva com os dois primeiros meses de 2010 a apresentar valores acima dos reportados em igual período do ano passado”, explica comunicado.

Numa perspectiva mais alargada, os fogos novos estão numa melhor situação face aos usados. Em termos médios anuais (que compara os últimos doze meses com os doze meses anteriores), a habitação nova valorizou 0,8%, enquanto que a usada apresentou uma depreciação de -0,5%.

Em relação ao mês anterior, os preços dos fogos novos em Portugal Continental desvalorizaram 0,3% em Fevereiro, o que contribuiu para o recuo mensal de 0,1% do ICI.
Segundo os dados deste índice, apesar do abrandamento registado em termos mensais, nos fogos usados, a performance manteve-se positiva,com uma valorização de 0,1%, embora bastante abaixo dos 0,8% registados no mês anterior.

Na Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa), a taxa de variação manteve-se positiva em Fevereiro, cifrando-se em 0,4%.

Neste indicador, o segmento de habitação nova exibe um melhor desempenho, atingindo uma variação média anual de 1,9%. Já os fogos usados registaram uma variação de -0,4%.

Na AM Lisboa, a taxa de valorização mensal da habitação estabilizou no mês de Fevereiro, apresentando uma variação nula e colocando, desta forma, fim a um período, iniciado em Setembro passado, de sucessivas taxas mensais positivas, ainda que pouco expressivas.

Fonte ICI

_

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s