Governo vendeu mil milhões em imóveis desde 2005

As vendas de imóveis detidos pelo Estado e institutos públicos já permitiram um encaixe de cerca de mil milhões de euros em pouco mais de cinco anos. A venda de património prevista para 2010 eleva a receita para quase 1.500 milhões de euros, um montante que equivale a 1% do PIB.

No ano passado, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, conseguiu vender 71 imóveis, um número que contrasta com os dois alienados por institutos públicos, e que em conjunto renderam 300 milhões de euros aos cofres do Estado, segundo o relatório sobre a aquisição e alienação de bens imóveis do Estado produzido pela Direcção Geral do Tesouro e Finanças, divulgado ontem. O Governo sempre rejeitou a venda de património como forma de reduzir o défice, defendendo que a opção de se desfazer dos imóveis está relacionada com a gestão mais racional do património.

A venda de imóveis tem sido mais intensa nos últimos dois anos, quando analisada a legislatura anterior e o início do actual. Aliás, nos dois últimos anos, o responsável pelas contas públicas conseguiu concretizar 43,4% das vendas totais previstas e a percentagem ascende a 71,9% se tivermos em atenção as intenções de vendas para este ano. Para este ano, o ministro das Finanças inscreveu 419 milhões de euros de receitas de vendas de património no Orçamento de Estado para o corrente ano. Vendas que vão acabar por acontecer independentemente do actual enquadramento do mercado imobiliário não ser o mais favorável, desde que estalou a crise financeira e económica no Verão de 2008. Isto porque a maioria das alienações têm sido feitas junto da empresa Estamo – Participações Imobiliárias SA e que é detida pela Parpública, a empresa do Estado que gere as participações em capitais de empresas.

Fonte Económico

_

About these ads

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s