assess

A avaliação da propriedade imobiliária visa determinar o seu valor para que, entre outros fins, permita a partilha dos bens de uma herança, a compra ou venda de imóveis, o financiamento hipotecário na compra ou construção de um imóvel, o estudo económico e financeiro de um projecto de investimento, o cálculo de indemnização por expropriação, a determinação do valor para efeitos fiscais, etc.

PROCESSO

O processo de avaliação de um bem imóvel é realizado com base em critérios e procedimentos adequados à propriedade em análise, contemplando as seguintes fases:

. Contacto do cliente

. Visita ao local do imóvel

. Recolha de informação

. Validação da informação

. Aplicação de metodologia de avaliação

. Elaboração de relatório de avaliação

O relatório de avaliação é o documento onde se encontram explicitadas as características do imóvel apreciado, a metodologia utilizada e o seu valor de avaliação.

AVALIAÇÕES

Seguindo os métodos de avaliação mais adequados a cada situação, avaliamos:

. Terrenos

. Imóveis residenciais

. Espaços comerciais

. Valor de partilhas

. Valor de heranças e divisão de bens

Mediante consulta, efectuamos análises de investimento e estudos provisionais para património imobiliário, assim como desenvolvemos e implementamos projectos de gestão e exploração de imóveis.

METODOLOGIA

No processo de avaliação, consoante o imóvel em apreço e a finalidade de avaliação, são utilizados diferentes métodos de avaliação, entre os quais:

Método comparativo

Consiste na avaliação do imóvel por comparação, ou seja, em função de transacções e/ou propostas efectivas de aquisição relativamente a imóveis com idênticas características físicas e funcionais, cuja localização se insira numa mesma área do mercado imobiliário.

A utilização deste método requer a existência duma amostra representativa e credível em termos de transacções e/ou propostas efectivas de aquisição que não se apresentem desfasadas relativamente ao momento de avaliação.

Método de actualização das rendas futuras

Consiste na determinação do valor do imóvel através do somatório dos cash-flows efectiva ou previsivelmente libertados e do seu valor residual no final do período de investimento previsto ou da sua vida útil, actualizados a uma taxa de mercado para aplicações com perfil de risco semelhante.

Método dos múltiplos do rendimento

Consiste na determinação do valor do imóvel mediante o quociente entre a renda anual efectiva ou previsivelmente libertada, líquida de encargos de conservação e manutenção, e uma taxa de remuneração adequada às suas características e ao nível de risco do investimento, face às condições gerais do mercado imobiliário no momento da avaliação.

Método de substituição

Consiste na determinação do valor do imóvel através da soma entre o valor de mercado do terreno e de todos os custos necessários para a construção de um imóvel com as mesmas características físicas e funcionais. Na determinação do valor final do imóvel, devem ser consideradas, designadamente, a depreciação em função da sua antiguidade, estado de conservação e estimativa de vida útil, bem como as margens de lucro requeridas.

HONORÁRIOS

As avaliações de base imobiliária são cobradas de acordo com a seguinte tabela:

Valor do Imóvel € Honorários  €
de              0 a    250.000 500
de    250.000 a    500.000 500 + 0.0006*[V-250.000]
de    500.000 a 1.000.000 700 + 0.0004*[V-500.000]
de 1.000.000 a 2.500.000 900 + 0.0002*[V-1.000.000]
de 2.500.000 a 5.000.000 1200 + 0.0001*[V-2.500.000]
Mais de           5.000.000 1500

Repetições: 40% até á 3ª e 25% nas restantes.

Nota: Aos preços apresentados acresce o IVA à taxa legal em vigor. Os valores apresentados não só vinculativos podendo ser alterados sem aviso prévio. As avaliações de características particulares, não enquadradas nos casos previstos acima, serão pagas mediante consulta prévia.

4 responses to “assess

  1. I thought it was going to be some boring old publish, but it genuinely compensated for my time. I will publish a link to this page on my blog. I’m confident my visitors will discover that quite beneficial

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s