Fim do mercado regulado faz subir tarifas

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou esta quinta-feira uma subida de quatro por cento da tarifa de electricidade para o sector doméstico, ao mesmo tempo que a tarifa de acesso às redes irá subir uma média de 15 por cento, em 2012. De entre as razões para o aumento, segundo o regulador, estão o previsível aumento do preço do petróleo e a extinção das tarifas reguladas já a partir de Janeiro.

Assim, o diferencial resultante da extinção das tarifas reguladas de venda a clientes finais e o sobreproveito resultante do mecanismo de incentivo à escolha de um comercializador em mercado, devem ser repercutidos em todos os consumidores através da tarifa de Uso Global do Sistema (UGS) do operador da rede de distribuição. Estes valores em 2012 ascendem a 1 004 milhares de euros e – 5 249 milhares de euros, respetivamente.

Em 2011, o aumento do preço médio de energia no mercado organizado de 46,6 €/MWh (valor considerado para tarifas 2011) para cerca de 52 €/MWh (valor em linha com as previsões do comercializador de último recurso – CUR), gerou um desvio de cerca de 158,6 milhões de euros.

Assim, o montante de desvios dos custos de energia elétrica do CUR, referentes aos anos de 2010 e 2011 ascende a 350 milhões de euros a pagar pelos clientes. Os ajustamentos relativos ao sobrecusto dos contratos de aquisição de energia aos custos de manutenção dos equilíbrios contratuais totalizam 39 milhões de euros a pagar pelos clientes.

O saldo líquido do efeito das oscilações de preços nos pagamentos efetuados aos produtores de energia, excluindo o sobrecusto da produção em regime especial totalizam o montante de 389 milhões de euros, valor a pagar pelos clientes.

Fonte Ambiente Online

About these ads

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s